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ToggleOlá, professores! Hoje ensinaremos técnicas e estratégias práticas para que você leve suas alunos a ler e escrever textos em menos de seis meses, isso mesmo, em menos seis meses você consegue com estratégias corretas a fazer com que o seu aluno leia e escreva e nesse artigo iremos te ensinar como fazer o seu aluno ter uma leitura fluente.
Isso mesmo, você sabia que tem estratégias certas para você desenvolver a leitura no seu aluno?
Se você não falar corretamente por não explicar corretamente as estratégias ele vai demorar a ter uma leitura fluente, se você não souber como trabalhar como usar uma didática básica que você consiga ensinar a criança ela vai demorar muito a ler e escrever textos, por isso vamos no passo a passo.
O Que é Leitura
A leitura consiste em captar e entender informações que estão registradas em algum meio, sendo transmitidas através de códigos específicos, como a linguagem. Esses códigos podem ser visuais, auditivos e até táteis, como no sistema Braille. É importante ressaltar que nem todas as formas de leitura dependem da linguagem; um exemplo disso são os pictogramas e as partituras musicais.
Tipos de Leitura
As formas de leitura na infância ocorrem bem antes e vão além do processo de alfabetização e da real assimilação da escrita. Alguns especialistas afirmam que a experiência de leitura pode começar com a voz da mãe, ainda na gestação. As maneiras de ler na infância podem variar conforme: o tipo e o formato dos textos disponíveis – que podem ser visuais, verbais, orais, audiovisuais, impressos em livros, revistas, rótulos de produtos, brinquedos, ou em telas e teclados; as intenções da criança ao se deparar com um texto – seja para se entreter, adquirir conhecimento, orar, entender seu funcionamento, se comunicar, o que exige diferentes processos cognitivos, como antecipação, comparação, generalização, inferência, entre outros; as posturas que a criança adota durante a leitura – podendo estar deitada, reclinada, sentada, em pé, ou se movendo, o que precisa ser levado em conta ao criar espaços adequados para a leitura, como as bebetecas; e as situações de leitura que podem ser mediadas, independentes, compartilhadas, individuais ou em grupo. Essa variedade de interações das crianças com os textos destaca a importância de que os ambientes, tanto escolares quanto familiares, destinados a promover a prática da leitura, devem considerar a liberdade de explorar qualquer uma dessas formas, permitindo que a criança se sinta confortável e à vontade para ler da maneira que preferir.
tanto no ambiente escolar quanto fora dele, seja no contexto literário ou em outros tipos de textos, é fundamental reconhecer que as maneiras de promover ou desestimular a leitura influenciam as posturas das crianças em relação à atividade de ler. Essas posturas moldam a importância que a leitura terá em suas vidas sociais. Além disso, essas atitudes não se restringem apenas às crianças; elas também refletem o modo como os adultos que servem de modelo percebem e se relacionam com essas atitudes. Portanto,
Após a leitura silabada, a criança passa a ter uma leitura mais fluente, conseguindo ler as palavras de forma mais natural. Essa fluência é desenvolvida quando a criança lê mentalmente primeiro e depois fala em voz
Benefícios da Leitura Fluente
- Promova a reflexão e o raciocínio rápido: A leitura fluente faz com que seu aluno seja capaz de ler e escrever textos em menos de seis meses.
- Melhora a escrita e ortografia: Quem lê mais escreve melhor, pois memoriza a grafia correta das palavras.
- Amplia o vocabulário: Quanto mais a criança lê, mais palavras novas ela conhece e usa na escrita.
Como Desenvolver a Leitura Fluente?
A leitura em voz alta é fundamental para desenvolver a fluência, pois a criança treina diariamente. Os benefícios incluem:
- Desenvolvimento da capacidade de aprendizagem: A criança lê mais, sabe mais e aprende mais rápido.
- Ampliação do vocabulário: A leitura em voz alta expande o vocabulário e fortalece a memória.
Atividades Práticas para Leitura Fluente
- Leitura de palavras e frases: Comece com listas de palavras relacionadas ao grafema da semana e evolua para frases.
- Jogos de leitura: Use jogos com palavras para tornar o aprendizado lúdico e motivador.
- Leitura de textos completos: Após palavras e frases, pratique com textos completos, o que promove a fluidez e a compreensão da leitura.
Importância de Encorajar a Leitura
Crianças que não desenvolvem a leitura fluente tendem a se desmotivar, evitando livros e atividades de leitura. Isso pode tornar a leitura cansativa e atrapalhar o desenvolvimento da criança em menos de seis meses.
Criando um Ambiente de Leitura na Sala de Aula
- Cantinho da Leitura: Organize um espaço com livros adequados ao nível das crianças, que possam pegar e ler com prazer.
- Leitura em Voz Alta Diária: Leia para seus alunos diariamente e incentive-os a ler também.
- Banco de Palavras: Trabalhe semanalmente com uma lista de palavras específicas, levando em consideração o grafema da semana.
Rotina de Leitura para Desenvolver a Fluência
No início da aula, trabalhe com a lista de palavras relacionadas ao grafema em foco. No final, introduza a leitura de histórias ou textos curtos. Incentiva também a leitura entre os alunos, onde um lê para o outro, criando um ambiente de apoio e colaboração.
Como Trabalhar com Turmas Grandes?
Com turmas grandes, utilize estratégias como leitura em dupla e monitoramento por arquivos . Selecione alunos para ouvir os colegas e reveze essa responsabilidade para que participem todos.
Conclusão
Incluir a leitura fluente no planejamento da sala de aula é essencial. Organize o tempo para leitura, faça visitas à biblioteca e use a leitura em voz alta para criar uma rotina de leitura agradável. Dessa forma, em menos de seis meses, seus alunos lerão e escreverão textos com segurança e fluência, desenvolvendo amor pela leitura e pela escrita.