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Saiba tudo sobre o concurso da Prefeitura de Ibertioga – MG  que promove 30 vagas para Professor em novo Concurso Público com salário de R$3.435,42

No post de hoje, trazemos as informações essenciais sobre um novo edital de concurso público com vagas voltadas para a área da educação! A Prefeitura de Ibertioga, em Minas Gerais, anunciou a abertura de inscrições para um novo Concurso Público com o objetivo de preencher 30 vagas para candidatos com escolaridade de nível superior para o cargo de Professor.

Sobre as vagas

Confiras as vagas disponíveis para este concurso:

Cargo:

PROFESSOR I

Atribuições do cargo

 

− Planejar e ministrar aulas em turmas de Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental;

− Coordenar e orientar projetos do âmbito escolar, bem como os que envolvam a participação da família e da comunidade, inseridos na ação educativa, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral do educando;

− Contribuir com as equipes das unidades, aprimorando o processo ensino-aprendizagem, com vistas à permanente melhoria da qualidade de ensino;

− Assistir à equipe pedagógico-administrativa, prestando informações e realizando atividades de sua competência, garantindo a efetivação do projeto pedagógico;

− Coordenar o planejamento das atividades escolares, em conjunto com a equipe pedagógico administrativa, bem como proceder à avaliação contínua do mesmo, a fim de adequá-la às necessidades do contexto escolar;

− Participar de cursos, atividades e programas de capacitação profissional, quando convocado ou convidado;

− Participar de reuniões pedagógico-administrativas, Conselho de classe, Conselhos Escolares, de Pais, contribuindo para a efetivação do projeto pedagógico da unidade;

− Manter os pais atualizados sobre a vida escolar do aluno, objetivando também esclarecer a natureza das dificuldades, bem como sugerindo estratégias para superação das áreas defasadas, efetivando a integração família e escola;

− Participar do processo de seleção de livros didáticos, respeitando critérios previamente estabelecidos e de acordo com o projeto pedagógico da unidade;

− Participar de eventos, cursos, assessoramentos e grupos de estudos, nas áreas de conhecimento e em sua especialidade, compartilhando-os;

− Articular em conjunto com o Conselho de Escolar ações que efetivem o relacionamento com a escola e a comunidade aprimorando e dinamizando o processo educativo;

− Definir, acompanhar e rever continuamente, em conjunto com os profissionais da escola, o processo de avaliação de aprendizagem, buscando sanar as dificuldades existentes;

− Participar da elaboração e efetivação do projeto pedagógico e regimento escolar;

− Manter em dia registros burocráticos e pedagógicos;

− Participar das atividades extraclasse e comemorações cívicas do calendário escolar;

− Desempenhar outras atividades correlatas.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitass exclusivamente pela internet, através do site www.ammabarbacena.org.br, no período de 8h do dia 30 de dezembro de 2024 até às 22 horas do dia 10 de fevereiro de 2025.

Remuneração

A remuneração ao cargo de Professor I é de R$3.435,42.

Como você pode acessar o edital?

O edital pode ser acessado atraves do seguinte link:  www.ammabarbacena.org.br.

Data da prova

Todos os candidatos realizarão uma prova objetiva no dia 16 de março de 2025, em local e horário a serem informados.

Do conteúdo da prova objetiva

  •  A prova será: de múltipla escolha; compostas de questões com 5 (cinco) opções cada; cada questão terá apenas 1 (uma) opção correta, e; elaboradas de acordo com os programas de provas, descritos no Anexo III, parte integrante deste Edital.

Matéria que será cobrada na prova

I – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Constituição da República Federativa do Brasil 1988; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Educação Inclusiva; Currículo e Planejamento Pedagógico; Currículo Referência de Minas Gerais; Escolas pedagógicas (tradicional, tecnicista, crítico-social dos conteúdos, liberal e libertadora); Teorias pedagógicas da educação (comportamentalismo, cognitivismo, construtivismo, sócio interacionismo); Teóricos da educação e suas principais obras (A descoberta da criança. Pedagogia científica, Maria Montessori, Editora Kirion – A psicologia da criança, Jean Piaget, Bertrand Brasil – Pensamento e linguagem, Lev Vygotsky, Editora Martins Fontes – Inteligências múltiplas ao redor do mundo, Howard Gardner, Editora Artimed); Psicologia do desenvolvimento; Avaliação da aprendizagem; Práticas docentes; Metodologias e estratégias de ensino; Estatuto da Criança e do Adolescente.


II – LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e compreensão de texto: Identificação de elementos do texto (tema, ideia central, ideias secundárias, relações de sentido entre palavras e frases, relações entre parágrafos) Estudo de palavras (sinônimos, antônimos, sentido literal e sentido figurado); Aspectos do texto dissertativo (ponto-de-vista, argumentos e relações de causa-consequência); Estilos de texto (técnico, científico, literário e jornalístico); Coesão e coerência textuais; Conhecimentos linguísticos: Pontuação; Morfologia (identificação e emprego das seguintes classes de palavras: substantivo, adjetivo, pronome e verbo); Sintaxe (identificação de termos da oração, orações coordenadas, orações subordinadas e períodos simples, compostos e mistos); Ordem direta e ordem inversa de sentenças; Relações lógico-semânticas entre orações; Concordância verbal e nominal; Aspectos estilísticos e semânticos relacionados à estruturação de sentenças.


III – RACIOCÍNIO LÓGICO
Visa avaliar demonstrar competência para utilizar o raciocínio lógico-quantitativo (entendimento da estrutura lógica de situações-problema), bem como aplicar conteúdos matemáticos na via prática, com relação aos seguintes pontos: Noções básicas de lógica: conectivos, tautologia e contradições implicações e equivalências, afirmações e negações, argumento, silogismo, validade de argumento

Conclusão

Um ótimo concurso para Professores, com matéria enxuta, estude e tente uma vaga.

Junia Diniz

Formada em Direito, Letras e especialita em Jogos Educacionais.

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