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Como desenvolver a Consciência Fonológica na Educação Infantil: Dicas, Métodos e Atividades Práticas para Alfabetização

O que é Consciência Fonológica

A consciência fonológica refere-se à habilidade de reconhecer e manipular os sons da fala. Em outras palavras, trata-se da capacidade de entender que a linguagem oral é composta por diferentes unidades sonoras, como palavras, sílabas e, finalmente, fonemas.

Esse tipo de habilidade surge de maneira inconsciente nas crianças desde muito cedo, quando elas começam a imitar o que ouvem das pessoas ao seu redor. No entanto, para que esse desenvolvimento ocorra de forma eficaz, é necessário que haja um estímulo formal, especialmente no ambiente escolar.

Entendendo a consciência fonológica

Quando uma criança percebe que tudo o que ela fala tem uma maneira de ser escrita, ela começa a desenvolver a consciência fonológica. Esse processo implica que ela toma consciência do som.

Magda Soares define a consciência fonológica como a capacidade de focar nos sons das palavras, dissociando-os do seu significado e segmentando as palavras nos sons que são específicos. E para que isso aconteça, é necessário trabalhar a consciência fonológica desde cedo, na educação infantil , aos 3 ou 4 anos de idade.

Como Trabalhar a Consciência Fonológica com Crianças?

É essencial que o professor desenvolva com os alunos atividades que os ajudem a identificar os sons das palavras, compreender o conceito de “palavra” e considerar as sílabas e fonemas . Em nossa língua, o alfabeto representa esses sons, e as letras são uma representação gráfica de fonemas. Assim, a letra não é o som em si, mas representa um som específico.

A Fase do Realismo Nominal

Em uma fase chamada Realismo Nominal , a criança associa o tamanho do objeto ao tamanho da palavra. Um exemplo clássico de Emília Ferreiro ilustra isso bem. Ao mostrar a uma criança duas fichas do mesmo tamanho com as palavras “formiguinha” e “boi”, a criança pode associar “boi” à ficha maior, pois o boi é grande e, na visão dela, precisa de mais letras para ser representado .

O Significado e o Significante

Após passar pelo Realismo Nominal, a criança precisa aprender a diferença entre o significado e o significativo . Essa diferença envolve a construção de significados a partir da percepção sensorial.

Desenvolvendo a Percepção com os Sentidos

Para desenvolver a percepção, é fundamental trabalhar com os cinco sentidos. Por exemplo:

  • Visão : A criança precisa de coisas coloridas, pretas e brancas, grandes e pequenas.
  • Audição : A discriminação de filhos pode ser incentivada com brincadeiras como “Mia Gato”.
  • Paladar : Experimentar sabores azedos, doces e amargos ajuda a criança a entender diferentes gostos.
  • Tato : Sentir objetos macios, duros e flexíveis ajuda a criança a entender diferentes texturas.
  • Olfato : Perceber cheiros desejados e otimizados amplia a experiência sensorial.

Exemplo: Construindo o Significado de “Laranja”

Para que a criança entenda o que é uma laranja , ela precisa ver, cheirar, tocar, descascar e experimentar o sabor da fruta. Assim, quando a palavra “laranja” é apresentada, ela associa o significante (a palavra escrita) com a experiência sensorial (significado).

Atividades para Estimular a Consciência Fonológica

Para trabalhar a consciência fonológica , é possível utilizar diversas atividades práticas:

  1. Bingo de Palavras e Sílabas : Utilize o nome dos alunos e outros termos familiares para fazer bingo, analisando as palavras.
  2. Cadeia de Ideias : Associe uma palavra a outra, criando uma sequência de associações.
  3. Brincadeira de Força : Estímulo ao reconhecimento de letras e filhos.
  4. Alfândega : A criança deve dizer um objeto que trouxe de um lugar, começando com a mesma letra do seu nome.

Os Três Níveis da Consciência Fonológica

  1. Aliteração e Rima : identifica a semelhança entre os sons iniciais (aliteração) e os sons finais (rima) das palavras.
  2. Consciência de Sílabas : A criança deve aprender a dividir as palavras em sílabas e considerar os pedacinhos que compõem cada palavra.
  3. Consciência Fonêmica : Este é o nível mais avançado, não qual a criança identifica a correspondência entre grafemas (letras) e fonemas (filhos).

Brincadeiras e Jogos para Consciência Fonológica

A consciência fonológica pode ser estimulada com uma variedade de brincadeiras e jogos, como:

  • Análise Silábica e Síntese Silábica : Separar as sílabas de uma palavra e juntar sílabas para formar palavras inteiras.
  • Por Mínimo : Mostrar duas palavras onde apenas uma letra muda, ajudando a criança a perceber diferenças de filhos.
  • Palavras Canguru : identificar palavras dentro de outras, como “Ana” em “Mariana”.

A Importância dos Gêneros Textuais na Alfabetização

A alfabetização deve envolver a exposição a uma ampla variedade de gêneros textuais, para que a criança compreenda sua função, estrutura e finalidade. Por exemplo:

  • Poesia : Com versos e estrofes.
  • Receita : Com ingredientes e modo de fazer.

Sequência Didática e Consciência Fonológica

Para que a criança avance, é preciso trabalhar com uma sequência didática que a ajude a construir o conhecimento necessário. A utilização de textos da tradição oral, trava-línguas e parlendas pode ser muito útil nesse processo.

Conclusão

A consciência fonológica é um elemento essencial na alfabetização . Essas atividades e brincadeiras, baseadas na percepção dos filhos e significados, ajudam a criança a avançar em sua leitura e escrita. Levar diferentes gêneros textuais para a sala de aula e registrar os eventos que ocorrem na sala são práticas enriquecedoras que promovem o desenvolvimento dessa consciência.

Por fim, trabalhar a leitura diária de histórias por 10 a 15 minutos pode ajudar as crianças a desenvolver um vocabulário rico , o acesso à linguagem culta , e uma compreensão mais ampla da interpretação textual .

Mãos à obra! Use esses insights para incentivar o aprendizado das crianças, promovendo um desenvolvimento fonológico saudável e enriquecedor.

Junia Diniz

Formada em Direito, Letras e especialita em Jogos Educacionais.

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